CÂMERA DE ESTÚDIO

Mateus Andrade - A arte de fazer origamis

Aluno Mateus e seus origamis.

















As escolas são mais que espaços de aprendizagem. São locais que escondem grandes talentos que precisam ser lapidados para desabrochar perante o meio em que estão inseridos. Desta maneira a instituição vai além da sua função de ensinar os conhecimentos básicos para a formação cognitiva e intelectual do educando. Ela se torna um agente colaborador e incentivador para a aparição de artistas escondidos no anonimato, e que esperam uma oportunidade para mostrar o seu diferencial. 


Na Escola Estadual José do Patrocínio todos os anos são descobertos alunos com dons em diversas áreas, sejam do conhecimento ou artísticas, que os projetam para um futuro promissor durante e após sua vida escolar. No meio de centenas de estudantes da Instituição encontramos o menino Mateus Lima Andrade que, aos 11 anos de idade, já é um grande artista nato, um verdadeiro artesão.

Com o propósito de valorizar e destacar nossos talentos, nossa equipe entrevistou o Mateus para que você, leitor, possa conhecer um pouquinho sobre esse pequeno grande artista.

R.J.P – Mateus. Quando começou o gosto pela arte de origamis?

Mateus – Começou quando eu tinha 8 anos de idade, meu pai me ensinou os primeiros passos e eu fui aprendendo, evoluindo com o tempo através da prática diária.

R.J.P – Qual arte envolvendo papel você gosta mais de fazer?

Mateus – Origamis, mas eu gosto de fazer flores, bichinhos, carros e outros animais.

R.J.P – Esses origamis que você faz, são para você mesmo ou são para vender?

Mateus – Eu faço para mim, faço para vender e faço por encomendas. As pessoas me pedem um determinado número de origamis e eu faço. Eu faço bastantes e vendo para meus colegas e outros que queiram comprar.

R.J.P – Quanto custa um origami vendido por você?

Mateus – Vendo a menos de dois reais, dependendo do origami. Um origami 3D é mais caro, custa em torno de três reais.

R.J.P – É difícil fazer origamis?

Mateus – Bom! Para quem é iniciante vai ser meio difícil, mas depois vai ficando fácil. Vai depender muito da força de vontade e dedicação da pessoa que queira aprender a fazer os origamis. Tem que deixar a preguiça de lado (risos).

R.J.P – Em média, quanto tempo leva para fazer um origami?

Mateus – Uma hora ou mais tempo. Dependendo do origami, às vezes pode levar uma semana.

R.J.P – Quais materiais você utiliza para produzir os origamis?

Mateus – Eu utilizo tesoura, cola bastão e papel colorido... O papel chamequinho falado, mas dá pra fazer, também, com jornais e revistas.

R.J.P – Qual foi o origami mais difícil que você já fez?

Mateus – Um origami 3D, pois cada um é equivalente a 500 peças e uma peça demora a ser feita... Ele levou de uma a duas semanas. Esse origami era um dragão que deu muito trabalho.

R.J.P – Como você consegue recursos para fazer seus origamis?

Mateus – Além da ajuda da minha mãe, eu consigo através das minhas vendas, mas é meio complicado, já que os outros querem de graça. Aí fica difícil só dar, porque se eu não vender, não terá como eu conseguir dinheiro para fazer mais origamis (risos).

R.J.P – Você já pensou em fazer uma oficina de origamis para os alunos da Escola José do Patrocínio?

Mateus – (Risos)... Não sei, porque se eu fizer um curso pra todo mundo eles irão aprender a fazer, e daí não terá mais ninguém para comprar de mim.

R.J.P – Algum professor já se interessou pelo seu trabalho?

Mateus – Já! Eles dizem que é bonito. Teve um dia que uma professora me encomendou 50 origamis em forma de cisnes, no valor de 25 centavos cada. Ganhei doze reais e cinquenta centavos.

R.J.P – Pra finalizar. O que são origamis?

Mateus – É a arte japonesa de dobrar papel.

Mateus Andrade é idealizador e apresentador do Programa Momento Arte que vai ao AR todas as quintas-feiras, a partir das 09h50min, na Rádio Escola JP Web. Possui um canal no Youtube - Mateus Lima com dica de jogos e ensina a fazer origamis.



Fotos: Prof.º Antonio Júnior

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Campeões

COMO CHEGAR!

-referrer-when-downgrade">