CÂMERA DE ESTÚDIO

Café e Meio Ambiente

Guarda Parques Nerivan da Silva, convidado do Programa Café na Rádio.

























Na manhã da última sexta-feira, 25, o Guarda Parques Nerivan da Silva esteve na Rádio Escola JP Web para tomar um cafezinho e compartilhar um pouco dos seus conhecimentos ambientais, em especial sobre a Área de Proteção Ambiental da Fazendinha - APA que é uma pequena reserva ambiental da Floresta Amazônica situada no Distrito de Fazendinha, que abriga um pouco da diversidade da fauna e flora da Amazônia.


O cafezinho foi uma "viagem de conhecimentos", no qual o nosso ouvinte e telespectador teve a oportunidade de adentrar nessa região por meio das informações compartilhadas pelo Nerivan. O tamanduaí, animal símbolo da APA, o palmulato, a andirobeira, o pracaxí e o breu branco foram o centro do bate papo, pois são elementos importantes do lugar, em especial as plantas citadas por serem fontes de renda para as pessoas que habitam no lugar.

A APA é uma extensa área natural destinada à proteção de espécies da fauna e flora, estéticos e/ ou culturais de uma região ali existente, importantes para o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida dos seus habitantes. 

Equipe Rádio Escola JP Web coletando material para a produção de vídeo e impressos para a Expo Milset.


























No Estado do  Amapá existe dezenas de APAS, entre elas a APA do Rio Curiaú e a APA da Fazendinha, sendo esta a mais visitada devido a sua localização geográfica de fácil acesso para as pessoas que desejam conhecer as suas riquezas naturais.

A APA da Fazendinha foi criada em 31 de dezembro de 2004, através da Lei N.º 0873, com a área de 136, 592 ha e fica localizada as margens da Rodovia Salvador Diniz, Fazendinha.

Pracaxizeiro: árvore nativa da flora da Amazônica..


























No ano de 2017, foi firmada a parceria entre a Rádio Escola JP Web e o casal Coordenador da APA, Nerivan da Silva e Sidiane da Silva, a fins de divulgação e  informação sobre a importância que o ambiente tem para o equilíbrio do ecossistema local e do mundo por meio do Programa Falando de Meio Ambiente na Rádio idealizado por três alunos da Escola Estadual José do Patrocínio, coordenado pela Professora Marlene Sousa e a Acadêmica de Ciências Ambientais da Universidade do Amapá, Mahanna Andressa. Na última semana do Mês de maio, a equipe do Programa irá participar da Expo Milset que acontecerá na Cidade de Fortaleza - Ceará, apresentando a nossa APA para o Brasil e o Mundo.

Muitos não sabem, mas a Sidiane Silva compôs e interpreta uma música falando da APA e que você pode assistir ao vídeo clip no Canal do YouTube.



“A APA da Fazendinha você precisa visitar...” Sidiane Silva 

Fotos: Professores Antonio Júnior e Marcondes Oliveira

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Campeões

COMO CHEGAR!

-referrer-when-downgrade">