CÂMERA DE ESTÚDIO

Alunos pedem reunião da gestão escolar com pais/reponsáveis

 


Um fato inusitado aconteceu nessa semana na Escola José do Patrocínio. Pela primeira vez alunos pediram à direção escolar realizar uma reunião com os seus pais/responsáveis.


Tudo se deu por conta dos problemas decorrentes diariamente com as centrais de ar, durante o turno da tarde, no período de 13 às 16 horas. Segundo a queixa dos alunos, nesse intervalo de tempo o calor é muito intenso, fazendo com que os mesmos percam a concentração nas explicações dos conteúdos ministrados pelos professores, prejudicando o trabalho pedagógico.


Atendendo ao pedido, a direção escolar convocou 50 pais de alunos para comparecerem até a escola a fins de comunicar os motivos que estão comprometendo a qualidade das atividades no referido turno. Foi repassado aos presentes que o problema está na rede elétrica que atende Fazendinha e localidades adjacentes. Técnicos da Companhia de Eletricidade Equatorial e prestadores de serviços de manutenção das centrais de ares-condicionados da escola detectaram que o problema está no alto consumo de energia elétrica nas residências, prédios comerciais e outros logradouros que utilizam muitos eletrodomésticos, centrais de ar e outros equipamentos que exigem bastante energia, causando a sobre carga na rede de distribuição. Recentemente foi feito reparos no transformado que alimenta o prédio da escola, mas o problema continua.


Proprietários da prestadora de manutenção das centrais de ar: problema está no alto consumo de energia elétrica


Após a explicação técnica por parte do proprietário da empresa responsável pela manutenção das centrais de ar da Escola José do Patrocínio, que esteve presente na reunião, ficou decidido que será feito um abaixo-assinado pelos pais, funcionários e alunos (maiores de idade) direcionado ao Governo do Estado do Amapá – GEA, na esperança de que o mesmo encontre uma solução para resolver esse problema que a muito tempo afeta a clientela.


Sabemos o quanto é prejudicial estar em um ambiente adverso, por isso surgiu a ideia de levar até o GEA a situação vivenciada na José do Patrocínio, através do abaixo-assinado proposto pelos pais, com a finalidade de resolver essa situação”, frisou o Diretor Paulo Santos.


Paulo Santos: Sabemos o quanto é prejudicial estar em um ambiente adverso.


A Rádio Escola JP Web foi afetada por essas sobrecargas, há três semanas atrás, a potência de transmissão da Emissora queimou e o computador também foi afetado pelas constantes quedas de energia”, relatou o Professor Antonio Júnior, coordenador da Rádio no período da tarde.


Aproveitando o momento, a direção escolar repassou a real situação da Escola José do Patrocínio, referente a inadimplência do caixa escolar deixada pela gestão de 2012 à 2014, o que está impossibilitando a Instituição receber repasses do Governo Federal. Segundo a atual gestão, anualmente a escola está deixando de receber convênios que ajudariam a custear as necessidades da rede física (reparos, pinturas, reformas), projetos pedagógicos, recursos materiais permanentes e de consumo.


Daiane Melo: mãe de aluna do ensino fundamental II.


Já conseguimos reunir 80% dos documentos necessários para tirar o JP da inadimplência, para que estejamos aptos, novamente, para receber verbas para custear nossos projetos, compra de merenda escolar, manutenções e aquisições de computadores, impressoras e outros bens que poderão melhorar a qualidade de ensino da nossa clientela”.


Jordana: Meu marido trabalha no caixa escolar e eu sei como funciona.


Durante a reunião, alguns pais se manifestaram sobre outros pontos, entre eles, a má conduta dentro da escola por alguns alunos como: uso de celular e vestimenta inadequada, desrespeito aos funcionários e principalmente aos professores dentro de sala de aula. Alguns pais foram “convidados” a assistir aulas na (s) turma (s) de seu (s) filho (s).




O Professor Paulo Santos confirmou aos presentes a chegada dos novos professores, havendo carência, apenas, na Disciplina de Língua Inglesa. O mesmo, também, falou sobre o aumento da clientela no Atendimento Educacional Especializado – A.E.E. que chegou a 78 alunos matriculados necessitando a contratação de mais cuidadores para assistir as crianças e jovens com necessidades especiais nas suas atividades pedagógicas.


Ao final da reunião, o gestor garantiu aos presentes, expor a prestação de contas dos recursos públicos recebidos e utilizados durante a sua gestão escolar.



Texto: Professor Marcondes Oliveira

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Campeões

COMO CHEGAR!

-referrer-when-downgrade">