CÂMERA DE ESTÚDIO

Spotting - A Arte de Observar e Registrar

Spotters registrando o pouso de um avião.


No mundo da aviação existe a prática do spotting, um hobby peculiar aos amantes da fotografia e da aviação, em especial, praticado pelo spotter. 

O spotter, palavra em tradução literal, significa “observador” e surgiu durante a II Guerra Mundial nos países aliados que sofriam ataques dos bombardeiros alemães. O spotter era encarregado de detectar os movimentos destes bombardeiros inimigos e alertar os comandos sobre a aproximação dessas aeronaves.

Atualmente, os spotters, além de observar e admirar o movimento das aeronaves nos céus, pousos e decolagens, podem registrar por meio de vídeos e fotografias os diversos tipos de aviões e helicópteros, e suas belezas peculiares.  A prática do spotting também abre um leque de conhecimentos sobre a arte da fotografia, além das disciplinas das áreas de conhecimento e da aviação.


Sala de embarque do Aeroporto Internacional de Macapá.


No Brasil, a Infraero promove anualmente o Spotter Day visando aproximar o público seleto de amantes da aviação (amador e profissional), nos aeroportos de todo o País, proporcionando esse contato direto com as máquinas voadoras para fazerem diferentes tipos de registros, em espaços diferenciados. Em contra partida, os spotters divulgam os trabalhos desenvolvidos e oferecidos pela Infraero, desde as instalações físicas ao operacional, uma espécie de cooperativismo.



Pátio do Aeroporto Internacional de Macapá.


Com o olhar empreendedor, muitas companhias aéreas mundiais permitem que os spotters façam fotografias externas e internas de seus aviões, a fins de promover a divulgação gratuita da empresa, fazendo com que as mesmas sejam (re) conhecidas mundialmente pelos serviços diferenciados no mercado da aviação comercial.


Registro interno de uma aeronave.

A Infraero Macapá, desde 2016, em parceria com os spotters locais, promove ações solidárias com o objetivo de ajudar instituições não governamentais que trabalham e acolhem crianças, jovens e idosos carentes dos Municípios de Macapá e Santana, com o Natal Solidário.

Em 2020 e 2021, a ONG Carlos Daniel foi contemplada com duas ações: Natal Solidário e a entrega de cestas básicas às crianças e jovens acometidas por câncer e que são assistidas pela ONG.

Rafael Freitas (UZ7 Spotting), Ângela (Infraero) e Antono Jr (Rádio JP): Natal Solidário 2019.

Os primeiros spotters do Amapá foram o Rafael Freitas e o Fabiano,  juntos fundaram o site UZ7 que, além de ser um espaço para divulgar suas fotos, presta um importante serviço aos usuários e demais interessados que curtem aviação, repassando informações relevantes sobre a malha viária, principalmente Macapá x Belém, como: horário de voos, novidades no setor, novas rotas e voos oferecidos pelas companhias aéreas, escuta aérea, acompanhamento de voos em tempo real, etc.

Hoje, vários spotters fazem parte do seleto rol de fotógrafos de aviões no Estado do Amapá, como: Marcondes Oliveira, Vladmir Matheus, Ramon Sussuarana, Diogo Jucá, Maksuel, Matheus Cearense e Frederico.

Conheça o site UZ7.

Fotos: Marcondes Oliveira, Ramon Sussuarana, Vladmir Matheus, Antonio Jr.



Site UZ7 Spotting

Spotter Vladmir Mateus e o Walmir (Infraero).


Spotters participando do Spotter Day 2020.






Spotter Ramon Sussuarana: Spotter Night 2019.



Pouso de aeronave registrada pelo Spotter Ramon Sussuarana.


Spotters Antonio Jr, Rafael Freitas e Fabiano ao lado do Comandante Sérgio Miranda em seu aeródromo particular.


Spotter Marcondes Oliveira.


Puxe Back registrado pelo Spotter Vladmir Matheus.


Spotters na cabeceira da Pista 08 do aeroporto de Macapá.












Comentários

Postagens Mais Visitadas

Campeões

COMO CHEGAR!

-referrer-when-downgrade">