Professora Dione Ramos Thomaz - Merito Legislativo em Educação

Professora Dione Ramos Tomaz: Reconhecimento pela contribuição com a educação do Amapá. 



Na última quinta-feira,14, A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP e Gabinte da Deputada Luciana Gurgel, condecoraram alguns professores que contribuíram com a educação no antigo Território e hoje Estado do Amapá. Condecoração reconhecida pelo Diário Oficial do Amapá.


Uma das personalidades reconhecida e condecorada foi a Professora Dione Ramos Thomaz, que durante décadas serviu com muita competência a educação Tucuju.

Acompanhe abaixo, um pouco da história de Dione Ramos Tomaz.

Nasceu no dia: 20/06/1939, no município de Amapá, filha de Genésio Ramos da Trindade e Saturnina Castilho Ramos. Teve uma infância muito simples e humilde, mas desde cedo sempre foi uma criança muito dedicada aos estudos.


Certificado de Mérito Legislativo.


Seu sonho era ser professora e não demorou muito para que isso acontecesse. EPASMEM! Duas vezes professora.

Aos 22 anos, casa-se com Antônio Dias Tomaz, numa relação duradoura, que hoje completa 55 anos de casamento, concebendo 6 filhos: Maria Dionete Ramos Tomaz, Maria Divanete Ramos Tomaz, Ailson Ramos Tomaz, Airton Ramos Tomaz, Adilson Ramos Tomaz e Adenilson Ramos Tomaz. Paralelo à vida em família, iniciou sua vida profissional como professora no quadro Federal, aos dezoito anos, ministrando aulas do pré-escolar às séries iniciais.

Em 1957 – Inicia sua carreira como professora federal e trabalhou na Escola Rural do Breu;

Em 1958 –Escola Rural Duas Bocas;

Em 1959 –Escola Rural Tartarugal-Grande;

Em 1960 a 1987 – Escola José do Patrocínio, onde atuou nesses anos como Professora, secretária escolar e diretora, até o ano em que recebe sua primeira aposentadoria.

Dia 23/06/1987 – Ano em que se aposenta, inicia uma nova etapa em sua vida: Ainda muito jovem resolve continuar atuando, presta concurso publico e mais uma vez volta a atuar como professora, agora pertencente ao quadro efetivo do Estado do Amapá.

13/06/1994 – Inicia suas atividades na Escola Estadual José do Patrocínio;

Em Abril de 1997, passa atuar, ministrando aulas na Escola Estadual Maria Angélica Pereira Góes, onde permaneceu por 19 anos, prestando relevantes serviços à comunidade escolar.

Ao lado da Deputada Estadual Aline Gurgel e demais homenageados.



Na Escola Maria Angélica, fez amigos, presenciou muitos funcionários chegando e outros partindo, alunos entrando crianças e saindo adultos, acompanhou a edificação do Educandário, participou ativamente de eventos escolares, programações, construções de projetos e a elevação do nível de aprendizagem de nossos alunos.

Quantas crianças passaram por ela e aprenderam tantas coisas importantes. Aprenderam muito mais que desenhar, pintar, recortar, colar e saber o alfabeto, aprenderam como é bom ser criança, sendo amada e respeitada.

Hoje, em FLASH BACK, passa o filme de uma vida inteira de dedicação, renúncias, momentos bons e outros nem tanto, situações nas quais damos o melhor de nós para atingirmos a EXCELÊNCIA na proposta de trabalho que nos foi confiada.

Professora Dione Ramos Thomaz marcou vidas, pela forma como sempre conseguiu aliar suas competências profissionais, com suas qualidades humanas.



Todo o nosso reconhecimento e agradecimento à esta grande mulher e professora, que durante toda a sua vida APRENDEU para ENSINAR, que toda a dedicação, empenho e paciência ajudou a preparar as mentes do futuro...

...Inspirando seus alunos a aprenderem, a descobrirem, mas também lhe fornecendo bases imprescindíveis para que se tornassem pessoas melhores.

Tenha a plena consciência de ter cumprido o seu dever.


“A VIDA ME ENSINOU...
À DIZER ADEUS...
ÀS PESSOAS QUE AMO,
SEM TIRÁ-LAS DO CORAÇÃO.
(Charles Chaplin).

Família Ramos Thomaz

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Campeões