O EDUCADOR QUE TRANSFORMOU A EDUCAÇÃO COM DIÁLOGO E LIBERDADE!




Olá amigo ouvinte da Rádio Escola JP WEB, eu sou o Professor Marcondes Pereira de Oliveira e hoje (19/09) é uma data especial, data esta que me faz viajar no tempo e lembrar dos meus primeiros dias do curso de magistério no Antigo I.E.T.A. (Instituto de Educação do Território do Amapá), lá eu conheci, Emília Ferreiro, Jean Piaget, Maria Montessori, dentre muitos outros, alguns eu só lembro o nome, outros, deixaram uma marca forte em minha vida. “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”, meu Deus, eu falei pra mim mesmo: “É isso, isso está correto é isso que eu quero fazer".


O meio ambiente em foco, pesquisas, debates, apresentações e compartilhamento de conhecimento. "Meninos conectivos".

E hoje, depois de uma vida toda no magistério, cheia de altos e baixos, decepções e vitórias, posso afirmar, Paulo freire é uma das grandes influências de minha vida, e para que seu legado seja celebrado, uma pequena homenagem ao homem que ajudou a mudar as nossas vidas, direta ou indiretamente.

No dia 19 de setembro de 1921, celebramos o nascimento de um dos maiores educadores brasileiro, Paulo Reglus Neves Freire, conhecido mundialmente como: Paulo Freire.

Sua contribuição pedagógica vai além das salas de aula, pois ele nos ensinou que a educação é uma ferramenta de transformação social, e suas ideias continuam vivas e necessárias.



Na Escola Estadual José do Patrocínio acreditamos na mudança e na educação como instrumento de libertação.


Paulo Freire acreditava que a educação deveria ser um processo libertador, capaz de transformar opressões em oportunidades de liberdade e justiça. Sua obra mais célebre, "Pedagogia do Oprimido", não é apenas sobre educação; é um chamado à consciência crítica. Para ele, ensinar não era simplesmente transmitir conhecimento, mas criar condições para que os alunos pudessem ler o mundo e transformá-lo.


Crianças do 6° ano, apresentando um belíssimo trabalho sobre o mosquito transmissor da dengue!

Em um Brasil marcado por desigualdades, Freire trouxe uma visão revolucionária: a alfabetização não é um fim, mas o primeiro passo para a emancipação. Ele lutou para que os mais pobres, os esquecidos, pudessem se reconhecer como sujeitos históricos, capazes de mudar suas realidades. Suas práticas pedagógicas, como as desenvolvidas em Angicos (RN), mostraram que a alfabetização pode ser rápida e, ao mesmo tempo, profundamente significativa, conectada à vida cotidiana.



Quando as ideias viram ações e as ações trazem mudanças positivas.

Freire não apenas educava, mas humanizava. Para ele, o diálogo era a base da educação, e o respeito ao saber do outro era essencial. Sua proposta de uma educação dialogada e problematizadora rompia com o modelo tradicional, que tratava os alunos como recipientes vazios. Na visão de Freire, educar é um ato de troca e construção mútua, onde professores e alunos aprendem juntos.



Nossos alunos aprovados em diversas instituições de ensino superior. A mudança é construída, dia após dia, com amor e trabalho árduo.

Seu método de ensino ultrapassou fronteiras e foi adotado em diferentes contextos, da América Latina à África. A Pedagogia de Paulo Freire lida com algo universal: a dignidade humana e o direito à educação de qualidade para todos.


Paulo Freire nos deixou em 1997, mas sua obra permanece viva. Em tempos de desafios para a educação pública e de desigualdades crescentes, sua voz ainda ressoa: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda."
Projeto Rádio Escola, 20 anos contribuindo com a educação.



Hoje, ao relembrarmos o legado de Paulo Freire, somos chamados a refletir sobre nossa prática educativa: estamos educando para libertar ou perpetuar desigualdades? Estamos formando cidadãos críticos ou apenas reproduzindo um sistema que oprime?


Professor Antonio Góes de Almeida Júnior, idealizador do projeto Rádio Escola JP WEB. Centenas de crianças tiveram suas vidas mudas graças a este belíssimo projeto.

Paulo Freire acreditava no potencial transformador de cada ser humano. Ele nos mostrou que, por meio da educação, podemos construir uma sociedade mais justa, humana e democrática. Sua pedagogia nos convida a sermos mais que transmissores de conhecimento, mas agentes de transformação, comprometidos com um futuro melhor.


Obrigado Professor Paulo Freire por sua imensa contribuição para a educação mundial.



A Escola Estadual José do Patrocínio está aqui!

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Campeões

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage