CÂMERA DE ESTÚDIO

EDUCOMUNICAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO PARA APRENDIZAGEM!


No decorrer das jornadas pedagógicas que compõe a proposta de atividades educativas do Projeto Rádio Educativa José do Patrocínio (Rádio Escola JP), a participação dos educandos é fundamental para o desenvolvimento do processo de ensino e da aprendizagem, favorecendo uma práxis significativa entre os professores-coordenadores e alunos membros, com objetivo de contribuir com a formação destes nos seus aspectos socioeducativo e cultural, e para a sua vida além do ambiente escolar.

Assim, como os demais alunos que concluíram este ciclo de formação escolar, o aluno e colaborador deste conceituado projeto, o jovem Anderson Thiago da Silva Maciel deixa o seu relato de experiências e incentivo para os novos ciclos de formação de alunos que integrarão o Projeto em Educomunicação na Escola Estadual José do Patrocínio.

Estúdio da Rádio JP, no ano de 2016.

Estendemos os nossos agradecimentos a todos os alunos e alunas que deixaram a sua contribuição através do Protagonismo Juvenil!

Leia, abaixo, um pequeno relato escrito pelo jovem, Thiago Silva, que participou do Projeto Rádio Escolar JP e que fecha mais um ciclo de alunos que participaram e contribuíram com  o mesmo.

“Minha trajetória na Escola Estadual José do Patrocínio começou em 2016, quando eu entrei para cursar o 7.º Ano do Ensino Fundamental II. Assim que entrei na escola, conheci o Projeto Rádio Escola JP, o qual me despertou muito interesse. No meu primeiro ano de escola era tudo novo para mim, inclusive o projeto.

Thiago, fazendo a cobertura do Sarau JP 2019.


Os anos foram se passando e fui me empenhando no mesmo, em conhecer a fundo o rádio em si. Em 2017, fui convidado para integrar o grupo de pesquisa sobre EDUCOMUNICAÇÃO AMBIENTAL, onde no mesmo ano, participamos da Feira de Ciência e Tecnologia do Estado do Amapá – FECEAP. Nosso Projeto de Rádio e Meio Ambiente foi aprovado e conseguimos o primeiro lugar na nossa área, que era Humanas. Sendo assim, fomos classificados para as feiras fora do Estado do Amapá, inclusive para fora do Brasil. Ao passar dos anos, fui carregando uma bagagem de conhecimentos e aprendizados adquiridos na Rádio JP e pelo conhecimento ambiental.

Em 2021, no último ano como aluno na Escola José do Patrocínio, tive a oportunidade de conseguir um estágio na Rádio Diário FM Macapá, no Programa Café com Notícia, com a Ana Girlene, uma grande Jornalista.

Atualmente, estou na programação esportiva da emissora, sou grato a Deus e a esse Projeto de Educomunicação por realizar o meu sonho.

Graduei o ensino médio e levo comigo tudo aquilo que eu aprendi no decorrer desses anos como aluno. Aprendizagens significativas, pois, aprendi mais do que é ensinado em sala de aula. Aprendi que sempre devemos lembrar de onde saímos, de onde começamos, de onde chegamos e para onde iremos.

Quero seguir essa carreira, mas sempre sendo um voluntário ativo no projeto de rádio da escola. Obrigado José do Patrocínio! Obrigado Rádio Educativa JP! Obrigado a todos os professores que sem empenham no trabalho de ensinar e desenvolvem com tanta maestria."

Thiago Silva


Abaixo, um pouco da trajetória estudantil de Thiago.

 


 

Cobertura dos Jogos Olímpicos JP 2018.


Fazendo a cobertura da inauguração do BioParque da Amazônia/ Macapá-AP, 2019.


Estagiando na Rádio Diário FM Macapá.


Primeiro ano como aluno participante do Projeto Rádio Escola JP, 2016.


Programa Falando de Meio Ambiente.


Representando a Escola José do Patrocínio na Feira de Ciência e Tecnologia, em 2018.





Recebendo a premiação de campeão de futsal dos Jogos Olímpicos JP 2018.


Participando de evento pedagógico a convite da ONG Crianças que Brilham, APA da Fazendinha.


Interpretando o Pedrinho, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, durante a Semana dos Museus.


Recebendo certificação da Prefeitura Municipal de Macapá.



Texto: Professora Marlene Sousa e Thiago Silva

Fotos de arquivos: Rádio JP e Thiago Silva

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Campeões

COMO CHEGAR!

-referrer-when-downgrade">