CÂMERA DE ESTÚDIO

A importância do Livro Didático em tempos de atividades remotas.

Axel Heitor Sousa de Albuquerque - Eu uso para ler, pesquisar, estudar e para saber sobre as notícias.

 

No decorrer da reorganização das práticas escolares durante este período, de um tempo de aulas diferenciadas, por meio do uso das diversas tecnologias, entra em cena novamente um recurso do qual, na década anterior a esta, havia o pensamento de que o Livro Didático estaria com seus dias contados ou deixados nas prateleiras das bibliotecas, pois, não teriam mais utilidade para ele com a chegada globalização da aprendizagem digital e seus diversos formatos, chegando a pensar que nem seriam mais necessários os impressos e sairiam de produção.


Hoje, mesmo com o uso das tecnologias, foi necessário reaver alguns conceitos em relação a este suporte pedagógico, sendo algumas vezes, o único material de acesso dos alunos. Com isto, abrimos um breve diálogo com a participação de alunos de diversos níveis de ensino, entre o Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio, de realidades diversificadas e também a participação da Professora Responsável pela Biblioteca da Escola José do Patrocínio.


Iniciamos a nossa conversa/entrevista com a seguinte pergunta para os alunos: O Livro Didático é importante para você fazer as atividades escolares? Como tem colaborado em sua aprendizagem?

O aluno Axel Heitor Sousa de Albuquerque do 4º ano da Escola Municipal Caetano Tomás, respondeu que: “Sim, porque é muito importante ter um livro, pois, com ele a gente aprende a ler e aprender sobre matemática, português, geografia, história, ciências, física, artes, química, etc. Passa de anos em anos, de geração pós geração. Eu o uso para ler, pesquisar, estudar e para saber sobre as notícias”.


Anderson Thiago - O livro didático tem sido um guia de aprendizagem para mim e  meus irmãos.

Para a aluna Yasmim Gabriely Cavalcante Sousa, do 7° Ano da Escola Antônio Messias Gonçalves da Silva “O livro é aliado tanto do professor quanto do aluno, o Livro Didático ainda é muito importante na educação e sua função vai muito além de servir apenas como instrumento, mas, é também ferramenta fundamental na formação da cidadania dos estudantes”.


Continuando nesta interação sobre o uso do livro como instrumento de apoio para as atividades, os alunos do Ensino Médio também fizeram parte desta entrevista, fazendo as colocações sobre o tema em destaque, sendo estes alunos de três escolas:


A Aluna Nicole Almeida, do Primeiro Ano, do Ensino Médio, da Escola Jacinta Palmerim interagiu com a seguinte resposta: “Sim, podemos acompanhar e aprofundar no assunto durante a aula”.



A Aluna Dianick Moreno Oliveira, do Primeiro Ano, da Escola Estadual de Ensino Médio Leopoldina Guerreiro, em Afuá-Pará, fez a seguinte colocação:

“Sim, muito, pois, como as aulas agora ocorrem somente remotas em virtude da pandemia, os professores passam para mim atividades para copiar do livro, e sem ele eu não conseguiria acompanhar as aulas. Eu tenho aprendido bastante com o livro, porque nele contém os assuntos que eu tenho que estudar para resolver as minhas atividades remotas. E além disso, desenvolve minha leitura e meu vocabulário, pois quando eu leio, eu aprendo palavras novas, e tem alguns livros que oferecem um minidicionário no final da edição, para ajudar nas palavras que eu não sei o significado. E nele também contém sugestões de livros, sites e filmes sobre o tema que estou estudando para me aprofundar mais na matéria”.



O Aluno Anderson Thiago, do Terceiro Ano, da Escola José do Patrocínio ressaltou que: “O Livro Didático é tão importante assim como o professor. O livro didático tem sido um guia de aprendizagem para mim e  meus irmãos. Porque temos em nossas mãos, não apenas um livro, um leque de conhecimento. O Livro Didático é importante!”.


A Professora Maria Raimunda Valente de Oliveira Damasceno desenvolve as suas atividades colaborativas na Biblioteca da Escola José do Patrocínio e faz a seguinte abordagem:


A importância do Livro Didático nestes tempos de atividades remotas.

Professora Maria Raimunda 


“Nos tempos de atividades remotas, o livro didático é importante por ser um facilitador no processo de aprendizagem ao aluno, além de ser um norte ao professor como estratégia de ensino. O Livro Didático de ser valorizado por ajudar o professor a otimizar seu tempo fornecendo fontes de pesquisa e atividades (exercícios), além de uso de novas metodologias que podem tornar sua aula mais atrativa aos alunos.

Dianick Moreno Oliveira: Eu tenho aprendido bastante com o livro, porque nele contém os assuntos que eu tenho que estudar para resolver as minhas atividades remotas.

E quanto ao uso do livro didático auxiliar os alunos?”

“O Livro Didático é um apoio de auxílio, tanto para o professor como para o aluno, por ser uma fonte de consulta confiável”.

Dessa forma, vimos que o Livro Didático tem um importante papel como suporte educativo, lúdico, que incentiva a criatividade, promove o acesso a conhecimentos revisionados e atualizados, ainda que seja necessário a adaptação de alguns conteúdos, este proporciona ao público estudantil uma possibilidade complementar como material de aprendizagem, entre lápis e canetas, celulares, blocos e cadernos, sendo criado uma rede de incentivo para o aprendizado contínuo nos tempos de adaptação para todos os que fazem parte do universo escolar.

Professora Marlene Sousa Rosário

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Campeões

COMO CHEGAR!

-referrer-when-downgrade">