CÂMERA DE ESTÚDIO

Professor Ângelo Duarte - Rompendo barreiras em tempos de Pandemia


Em tempos de pandemia causada pela Covid 19, vários profissionais vem se destacando em diferentes áreas, contribuindo para melhorar a qualidade de vida, atendimento aos infectados, cuidando da segurança pública e conscientização da população, além de levar uma palavra de conforto e otimismo a todas as pessoas, em todas as partes do mundo.

No Estado do Amapá, professores das redes públicas e privadas de educação estão trabalhando com seus alunos em módulos de Educação A Distância-EAD, método adotado pelas secretárias de educação municipais, estadual e pelos donos de escolas particulares, com o propósito de  aproveitar o ano letivo de 2020, possibilitando aos alunos o acesso ao aprendizado.

Em meio a esse contexto, o Professor Ângelo Duarte, nascido no Município de Serra do Navio em 1975, de origem humilde, formado em Magistério pelo Instituto de Educação do Amapá - IETA, no Ano de 1993, é um dos diversos profissionais da educação que vem se destacando em prol do aprendizado de seus alunos, que em sua maioria não tem acesso a internet para acompanhar as atividades online, devido ao poder aquisitivo de seus pais, que são carentes e malmente tem recursos para as despesas básicas mensais. Semanalmente, seguindo um planejamento de acompanhamento domiciliar de seus alunos, Duarte, como gosta de ser chamado, visita seus alunos para fazer o assessoramento pedagógico de suas atividades, que inclui correção de trabalhos, explicações de conteúdos, tirar dúvidas, bem como marcar nos livros didáticos os conteúdos propostos a serem estudados.  Ao todo são atendidos 27 alunos.

Recentemente ele foi destaque em um jornal local, de uma emissora de televisão da Capital Macapá, merecidamente reconhecido pelo seu trabalho diário, o que gerou comoção, admiração, elogios e é claro, algumas críticas por parte de algumas pessoas que são contra esse tipo de trabalho realizado. O Professor ressalta que  todo o acompanhamento segue os protocolos de higiene e segurança a prevenção e combate ao Corona Vírus, adotado pelos órgãos de saúde federal, estadual e municipal.


A história de vida de Duarte é cheio de contrastes, pois ele passou por muitas dificuldades desde sua infância que, muitas das vezes, foi deixada de lado para ajudar sua mãe no sustento da família. Ele que quase desistiu de seus estudos em 1992, devido as dificuldades financeiras, onde muitas das vezes não tinha o dinheiro para pagar a passagem do ônibus para chegar até a escola e voltar para casa. Sua história de vida sensibilizou seus colegas de classe e outros amigos, professores e conhecidos do IETA que desde então começaram a ajuda-lo para que não parasse o curso de Magistério, o qual concluiu no ano seguinte.



O Professor Ângelo Duarte começou sua vida profissional em 1994, na Escola Municipal Piauí, localizada no Distrito de Igarapé da Fortaleza, no Município de Santana, lecionando para alunos do antigo 1.º Grau, hoje, Ensino Fundamental I. Em 1995 iniciou sua carreira no Governo do Estado do Amapá - GEA, atuando nas Escolas Estaduais Pestana, Walcy Lima, Padre Simão Corrifori e Pastoral do Menor, todas no Município de Santana. Também trabalhou nas Escolas Gonçalves Dias, Roberto José e recentemente leciona na Escola Estadual Serafini Costa Pereira, na Cidade de  Macapá.

Em Setembro deste ano completou  25 anos e 4 meses como professor do Estado do Amapá e segundo ele, esse trabalho é a maneira que encontrou para retribuir o bem que o fizeram no passado e que sua recompensa é o carinho recebido pelos seus alunos e ex-alunos por onde passou.













Fotos: Acervo pessoal

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Campeões

COMO CHEGAR!

-referrer-when-downgrade">