CÂMERA DE ESTÚDIO

Para além da Janela



De repente, surge como um sopro... Uma forte ventania... Daquelas que passa nos filmes quando chega o tornado e até o galo que fica no alto do telhado é virado a sua posição...

Em meio a essa comparação, os eixos da vivência humana  tiveram transformações inesperadas, fortes e rápidas  mudanças, e com  isso, houve a necessidade de olhar para o cotidiano que estava ali, despercebido ou até esquecido.

Foi como olhar para uma tela em branco e ver nela a mais bela paisagem do  imaginário e depois apropriar- se de pincéis e aquarelas, modificando o que poderia ser possível.
Assim foi o que aconteceu com a vida neste molde de hoje e perceber o nosso redor. E a primeira janela são eles, os olhos que transpassam o além da visão física e faz despertar para a singeleza e beleza do que ou de quem está sempre por perto de nós, as pessoas, a natureza, os livros, as amizades, as brincadeiras, o trabalho ou quem sabe também, ouvir o ressoar dos pássaros e a chegada do beija-flor.

Segundo a opinião da jovem Dianick Moreno, que refletiu durante esse tempo sobre a seguinte questão: "Acredito que todos nós, já ouvimos essa frase: O professor é a profissão que forma todas as profissões". Segundo ela, durante essa quarentena é que nos damos conta da importância desses profissionais que fazem toda a diferença no aprendizado de nós alunos. Mas será  que realmente estamos valorizando nossos profissionais? Nessa quarentena eu vi na Internet e noticiários na televisão e rádio, professores  se esforçando para dar aulas online, imprimindo materiais para alunos que não tem acesso a Internet em casa, isso prova que esses profissionais, mesmo com todas essas dificuldades, não medem esforços para ajudar  a nós alunos. Mas, ainda assim, um professor faz toda a diferença na hora de explicar a matéria"

A jovem estudante da 1ª série do Ensino Médio conclui dizendo: " Entendo que, com tudo isso, foi possível perceber a importância de estarmos juntos na produção da aprendizagem".

O jovem aluno Anderson Thiago faz um relato sobre a dinâmica no seu cotidiano: "Sou uma de todas as pessoas que estão enfrentando um momento de pandemia, na qual a nossa geração ainda não tinha enfrentado. Para eu não ficar entediado ou até mesmo não criar uma situação pior na minha cabeça, eu procurei ocupar minha mente, de várias formas, como: praticar esportes, fazer leituras de livros e trabalhar. Isso mesmo, trabalhar. Uma forma de eu ocupar minha mente e ao mesmo tempo ganhar um dinheiro para comprar algo do meu interesse. Eu juntamente com alguns amigos criávamos uma forma de nos distrair, usando um meio virtual, como: jogos, vídeo chamadas, brincadeiras e até estudar. Essa foi uma das diferentes forma de como eu estou enfrentando esse período diferente de nossas vidas.

Pensamos até que nesses tempos, livros foram escritos, amores revividos, a Fé renovada e até aquela hora santa familiar que já estava quase esquecida, foi revivida e uma corrente de força positiva para avançar.

Para além das janelas, também se encontrou o universo virtual, a volta da televisão, a saudação de quem passou por ali, próximo da janela e ainda sobre as janelas do coração,estas não se fecharam, só aguardaram a hora para se reencontrar.

Nestes tempos, histórias foram  contadas e vitórias serão alcançadas.

Agradecemos a contribuição dos jovens estudantes Dianick Moreno e Anderson Thiago e a colaboração das Professoras Marlene Rosário e Obed dos Anjos.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Campeões

COMO CHEGAR!

-referrer-when-downgrade">