CÂMERA DE ESTÚDIO

BioParque Raimundo dos Santos de Souza




Após 20 anos fechado, foi reinaugurado no último dia 25 o antigo Parque Zoobotânico de Fazendinha, hoje, BioParque Amazônia que recebe o nome de Arinaldo Gomes Barreto, pai do Senador do Estado do Amapá Lucas Barreto, que foi um dos antigos funcionários do Lugar.


Criado no ano de 1979 pelo Senhor Raimundo dos Santos de Souza (o Sacaca), conhecedor de plantas medicinais, o Ambiente era destinado para receber animais silvestres no período da construção da Rodovia Juscelino Kubitschek, que liga os Municípios de Macapá e Santana. Nessa época, foi batizado como Parque Florestal, por causa dos animais e espécies vegetais abrigadas no Local.


Mapa do BioParque.


Com cerca de 107 hectares, o BioParque apresenta 3 tipos de vegetação: cerrado, terra firme e ressaca que abrigam diversas espécies da nossa fauna e flora, e atualmente possui diversos atrativos para visitação e lazer como, trilhas terrestres e aquáticas, ecótono, Bosque do Mel - Melioponário, orquidário, lanchonete, restaurante, teatro infantil, jardim sensorial, Slack Park, balanço inclusivo e a casa da árvore, além de ser considerado centro de pesquisa e sala de aula a céu aberto. 




Acessibilidade e sustentabilidade são elementos primordiais no BioParque, pois as pessoas com deficiência terão fácil acesso de locomoção para entrar e passear pelo mesmo. Muitos atrativos do Ambiente foram feitos com madeiras da região, doadas por órgãos públicos, material apreendido em operações de fiscalização da Policia Ambiental e Sema, por exemplo.


Quem visitar o Amazônia, vai se deparar com animais nativos soltos pela floresta como por exemplo: macacos, quatis, cobras, calangos, iguanas, tartarugas, araras, pássaros, além de espécies residentes em jaulas entre elas: macaco-ranha, anta, tracajás, onça e araras.

Estátua em homenagem ao urubu-rei de 60 anos.


Muitos não sabem, mas no Parque mora um urubu-rei de aproximadamente 60 anos de idade, considerado a espécie mais antiga do Local. Para ele foi feita uma escultura referente à sua figura como forma de destacar essa importante e lendária criatura.

Prefeito Clécio Luiz discursando para autoridades e público presente na reabertura do BioParque Amazônia.


Durante a cerimonia de reabertura, diversas autoridades e políticos compareceram para prestigiar e discursar sobre a importância e os desafios de se ter novamente o ponto turístico e lazer para a sociedade Amapaense e os turistas que virão desfrutar das belezas naturais da nossa região. Destaque para o Prefeito Clécio Luiz que não mediu esforços junto com a bancada Amapaense para angariar os recursos necessários para a conclusão da obra que há anos estava parada.

Orquidário.


A nossa equipe, representada pelo Programa Falando de Meio Ambiente na Rádio, foi convidada para fazer parte da imprensa amapaense que se fez presente na cobertura ao vivo do cerimonial de reabertura do BioParque Arinaldo Gomes Barreto.


O Logradouro funcionará de terça-feira a domingo, das 09:00 às 17:00 hora, sendo que nos dias de terças a gratuidade da entrada será para todos, não se estendendo aos equipamentos que serão pagos.

Equipe Rádio Escola JP Web.


Abaixo, algumas informas sobre o funcionamento do BioParque.





Fotos: Moisés Goulart e Prof.º Marcondes Oliveira (Arquivo pessoal) 

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Campeões

COMO CHEGAR!

-referrer-when-downgrade">