CÂMERA DE ESTÚDIO

Projeto Escola Verde JP



Por meio do Projeto Escola Verde, aos poucos a Escola Estadual José do Patrocínio está sendo revitalizada ganhando vida e cores com as diversidades da nossa flora.

Coordenado pelas Professoras Iraguacema e Maria José, com o apoio dos funcionários da Escola José do Patrocínio, Maria de Jesus e Luís Cláudio, o Projeto Escola Verde foi implantado no ano de 2017 e tem como objetivo fomentar a importância e a consciência dos alunos e da comunidade escolar para o cuidado com o meio ambiente e a necessidade de se apropriar de uma alimentação saudável, além do intuito pedagógico para servir como ferramenta a fins de minimizar algumas dificuldades dos alunos, facilitando a aprendizagem e servindo como terapia ocupacional.


Professora Maria José cultivo de couve.

O sucesso de sua operacionalização servirá como observatório para que as pessoas possam adotar atitudes semelhantes em espaços diversos. Faz parte do Programa Horta em Todo Canto, coordenado pela SEED/AP, vinculado à Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

O referido projeto tem finalidade ecopedagógica, promovendo saúde e bem estar proporcionado pela ação de plantio e conservação de espaços verdes. Cada usuário do serviço público, jardineiro, professor, estudante e reeducando poderá multiplicar essa ação para a vida do ser humano. O Projeto visa:
- Promover a criação de espaços verdes através da jardinagem, envolvendo alunos, professores, servidores e a comunidade escolar;

- Utilizar a hora escolar como recurso pedagógico que promova novas aprendizagens;

- Criar novos hábitos alimentares com a introdução de hortaliças na merenda escolar como incentivo a uma alimentação saudável e sustentável;

- Utilizar a produção excedente da horta escolar como mecanismo de promoção de empreendimento sustentável.

Já foram revitalizados os canteiros internos da Escola com plantas ornamentais e medicinais como: canafiche, erva-cidreira, arantu, folha do pirarucu, desinflama, terramicina, boldo, hortelã, babosa, coramina, manjericão, entre outras.


Plantas medicinais que serão distribuídas durante o desfile cívico do distrito de Fazendinha.

Em 2019, o foco é a horta escolar onde já foram plantadas mudas de couve, cebolinha, alface, coentro, chicória e feijão-verde, com a intenção de criar um ambiente melhor e agradável.


Colaboram com o Projeto Escola Verde JP: Embrapa – AP, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP e o Senhor Domingos, Agricultor e Coordenador do Espaço Agroecológico da Fazendinha.

Um pomar frutífero está sendo cultivado nos espaços ociosos da Escola onde já estão sendo cultivados: maracujazeiros, cajueiros, coqueiros, mangueira, gravioleira, mamoeiros e jaqueira.

Outros registros:



Área ociosa sendo revitalizada com mudas de plantas frutíferas.

Feijão-verde.

Luis Cláudio cuidando dos canteiros com plantas ornamentais.

Canteiro de mudas.

Canteiro de coentro.

Professora Maria José e os colaboradores Luís Cláudio e Maria de Jesus.

Plantação de macaxeira que será servida como alternativa de lanche  para os alunos.

Pomar frutífero: inicio de mais uma etapa do Projeto Escola Verde JP.
Cultivo de cebolinha.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Campeões

COMO CHEGAR!

-referrer-when-downgrade">