CÂMERA DE ESTÚDIO

MPA – A voz do Amapá – A cara da Amazônia

Artistas amapaenses participando da gravação do CD e do DVD - Especial da Música Popular do Amapá, realizado no Teatro das Bacabeiras.















Muitos não acreditavam que no estremo Norte do Brasil, bem a margem esquerda do Rio Amazonas, uma voz ecoaria as belezas e riquezas Tucujús* desta terra acolhedora e de história memorável. Amadeu Cavalcante, por meio da canção Coração Tropical, carro chefe do disco Sentinela Nortente lançado em 1989, abrira as portas para o mercado fonográfico dos nossos artistas que foram aos poucos saindo do anonimato e se um unindo ao talento de Cavalcante.


LP Sentinela Nortente do Cantor Amadeu Cavalcante, lançado em 1989.



















Foram muitos autos e baixos para chegar à realização desse projeto que levou para todo o Brasil e parte do Mundo, a nossa música. Música que, com a mistura de ritmos e estilos, valoriza a nossa cultura e o nosso povo. O sucesso foi tão intenso que o Grupo Senzalas, formado por Amadeu Cavalcante, Joãozinho Gomes e Valmilhomem cantaram para milhares de pessoas, em 1999 no Canecão, importante casa de shows do Estado do Rio de Janeiro, com direito a bis.

Banda Negro de Nós, 18 anos cantando as nossas maravilhas e romantismo através do zouke, cúmbia e M.P.A.
















Ao longo dessa majestosa trajetória muitos discos foram lançados no mercado fonográfico com a assinatura dos nossos poetas que, apaixonados por esta terra, descrevem o seu amor e encanto por ela e seu povo. Osmar Júnior e Zé Miguel são alguns dos poetas símbolos que compõem a nossa música. Neste contexto musical, não poderíamos deixar de falar de bandas e artistas irreverentes que, com mistura de ritmos e letras irreverentes, colocam os “caboclos” do Amapá pra soar o corpo e fazer a alma sorrir: Banda Negro de Nós, Banda Placa, Os Cabuçus e Bicha do Brega.

CD Planeta Amaparí: reuniu três artistas renomados para cantar as nossas maravilhas tucujús.


























No ano de 2013, o artista Finéias Nelluty lançara a Zankerada, mistura de sons do Amapá, Pará, Guianas e Caribe, dando um estilo próprio para o Estado do Amapá.

Capa do CD Zankerada, de Finéias Nelluty.
























Conheça outras pérolas renomadas da M. P. A: Marcelo Dias, Patrícia Bastos, Lia Sophia, Nivito Guedes, Ronery, Rambolde Campos, Zé Miguel, Osmar Júnior e Grupo Pilão.

Portanto, quando vir ao Amapá não deixe de conhecer a nossa música, a nossa história, a nossa riqueza e a nossa cultura cantada por nossos artistas.


*Etnia indígena que habitava a margem esquerda da foz do Rio Amazonas, onde atualmente localizar-se a Cidade Macapá capital do estado do Amapá.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Campeões

COMO CHEGAR!

-referrer-when-downgrade">