CÂMERA DE ESTÚDIO

Andreza Ribeiro: Da Rádio Escola JP Web a TV Amapá - Amapá FM

Andreza Ribeiro no Estúdio da Rádio Amapá FM.



























A mais de 14 anos atuando na Escola Estadual José do Patrocínio, a Rádio Escola JP Web foi além dos objetivos estabelecidos enquanto “oficina de comunicação” na referida Instituição de Ensino.


Pois é! É que durante esse período alguns alunos, que pela “Emissora” passaram, se descobriram como futuros profissionais do ramo da comunicação o que veio nos surpreender, pois o Projeto Rádio Escola JP é apenas uma ferramenta pedagógica que visa ajudar os alunos a se expressar melhor e enriquecer o seu “leque de conhecimento”, através da linguagem radiofônica e demais ferramentas voltadas à educação, além de explorar e divulgar os demais alunos e seus talentos.

Hoje iremos, através de uma entrevista, conhecer um pouco da história da ex-aluna da Escola Estadual José do Patrocínio e participante da Rádio Escola JP Web, a simpática Andreza Ribeiro que atualmente é estagiária na TV Amapá e Amapá FM, do Grupo Rede Amazônica de Televisão.


Rádio Escola JP Web - Fale um pouco da Andreza Ribeiro como jovem e também aluna concluinte do terceiro ano do Ensino Médio?

Andreza Ribeiro – Eu sempre fui desde nova uma moça meio tímida e meio retraída, sempre com poucos amigos. Sempre tive uma relação boa com quem me rodeava e como concluinte do terceiro ano do ensino médio, eu posso dizer que estou cheia de planos e bem otimista para este ano. Vou fazer a faculdade no ramo da comunicação, que é a área que eu me identifico.
    
Rádio Escola JP Web - Como você ficou sabendo da Rádio Escola JP e como começou a participar do Projeto?

Andreza Ribeiro – Bom! No ano de 2013, eu estava na sétima série do ensino fundamental. Sou cristã, sempre cantei na igreja e já conhecia nessa convivência, a Professora Marlene Rosário como coordenadora do Projeto Rádio Escola JP, junto com o Professor Antonio Júnior. 

Certo dia, ela me indicou para o Professor Antonio Júnior, para fazer parte da Rádio Escola JP e eu resolvi encarar junto com a minha amiga Alexandra Nepomuceno, que hoje é, também, concluinte do ensino médio em outra escola de Macapá, e que futuramente será jornalista.

Juntas, aceitamos e encaramos o pedido. Identificamo-nos com o Projeto e daí começou tudo.

Rádio Escola JP Web - Quanto tempo você atuou e o que você aprendeu durante esse período em que passou na Rádio?

Andreza Ribeiro – Nossa! O aprendizado foi muito grande. Eu sempre digo que é um tesouro que a gente acaba recebendo de qualquer envolvimento nosso, que é a amizade. É tão grande que desde quando entrei no Projeto Rádio Escola JP, tem pessoas que, após três anos de atividades, continuam fazendo parte do meu ciclo de amizades. Amizades sinceras, e dentro do Projeto fui muito interessada.

Interessante que quando eu entrei na Rádio, eu era quase cem por cento tímida, mas quando eu comecei a atuar direto no Projeto, construindo roteiros, pesquisando assuntos, indo atrás de pessoas para serem entrevistadas nos programas que eu fazia, quando entrava na secretaria, diretoria, salas ambientes e outros setores da Escola, comecei a conhecer todo mundo e ao mesmo tempo me relacionar com elas diariamente, afinal tinha que buscar informações e precisava estar me comunicando diariamente com elas, e isso foi muito importante, pois foi o que me ajudou a perder mais a timidez, além é claro, do contato direto com o microfone do estúdio da Rádio.

Rádio Escola JP Web – Em que o Projeto contribuiu para sua formação pessoal e na sua aprendizagem, enquanto aluna?

Andreza Ribeiro – Formação pessoal... (risos) Olha! A convivência é outro detalhe importante. Convivência com as pessoas que fazem parte do Projeto, pois a gente absorve características. Eu sempre convivi com pessoas de bom caráter e boa índole, bons alunos e... Eu acredito e posso afirmar que a Rádio influencia sim, no nosso bom desempenho na Escola.

Eu aprendi a ser mais responsável, a apresentar meus trabalhos para os meus colegas de maneira mais firme, mais espontânea, já que perdi o medo de falar em público (isso que é um dos objetivos do Projeto), escrever melhor e usar as mídias tecnológicas disponíveis a educação.   

Rádio Escola JP Web - Durante os anos em que você esteve na Rádio Escola JP, em que você atuava?

Andreza Ribeiro – Eu sempre fui locutora (risos), fiz diversos programas, mas fui repórter e até me arrisquei em ser operadora, manusear os equipamentos, e era tudo muito divertido (risos). Eu me sentia uma Fátima Bernardes da vida. Eu gargalho quando me lembro disso (risos).

Rádio Escola JP Web - Nesse período, aconteceu algum fato importante ou engraçado que você nunca esqueceu?

Andreza Ribeiro – Foram tantos, mas o mais engraçado foi o que aconteceu em 2014, durante o Desfile Cívico que acontece anualmente no Distrito de Fazendinha, no qual eu desfilei pela Rádio Escola JP. No final do desfile, o prefeito de Macapá, Clécio Luiz, estava presente e fez um discurso. Quando ele acabou, me deu uma doideira que eu corri atrás dele. A Alexandra me puxou e perguntou se eu estava doida, e eu disse: “Sei lá, amiga”, e corri atrás dele... Eu me sentia a pessoa mais feliz do mundo, pois eu fiz uma entrevista com o prefeito e iria passar no Jornal JP, um dos Programas que eu fazia.

 No final da entrevista, ao invés dele falar Rádio Escola JP, ele falou Rádio Escola JB, aí eu disse: “Não é Rádio Escola JB, é Rádio Escola JP”, - e ele falou: “Ah! É Rádio Escola JT”... Foi tão engraçado que no impulso eu disse pra ele deixar de lado... Só não sei se esse áudio ainda está no computador da Rádio (risos).  

Rádio Escola JP Web - Como era a sua relação com os professores e alunos que trabalhavam com você?

Andreza Ribeiro - Ah! Isso posso falar naturalmente... Cito as amizades que fiz durante participar do Projeto, pois sempre fui amiga e verdadeira. Respeitava as colocações dos colegas de trabalho, e sempre absolvia com tranqüilidade os “puxões de orelhas” do professor Antonio Júnior, quando eu falhava com alguma coisa, pois sabia que ele queria o melhor para a Rádio e principalmente para nós, que éramos o foco principal do Projeto.

Rádio Escola JP Web- Hoje, você atua como estagiária na Rede Amazônica de Televisão. Conte-nos o que a motivou a seguir o ramo da comunicação?

Andreza Ribeiro – Nossa! É engraçado falar disso, pois, antes de eu entra no Projeto Rádio JP não sabia o que eu queria, afinal estava na sétima série do ensino fundamental, mas tinha o pensamento que tinha que fazer algo que eu goste, e não algo que somente me dê dinheiro e/ou status... Mas quando entrei no Projeto Rádio Escola JP eu me identifiquei com a área de jornalismo. Daí foquei no ramo, pois foi lá que me descobri. O Professor Antonio Júnior sempre me motivava, me chamava e dizia: “Andreza, tu tens que fazer isso” e foi isso que me motivou a ingressar na área e correr atrás de um estágio na TV Amapá, onde está sendo um aprendizado e motivação maior para eu ser a futura Jornalista Andreza Ribeiro.  
  
Rádio Escola JP Web- Após a conclusão do ensino médio, quais são suas pretensões futuras como acadêmica? Vai fazer comunicação ou tem outros planos?

Andreza Ribeiro – Olha! (risos) De certo, jornalismo já está encaminhado. Eu vou fazer essa graduação e depois irei fazer o Curso de Letras, pois tem essa ligação. Mas a minha área de atuação, sem dúvidas, será o jornalismo.

Rádio Escola JP Web– E para finalizar, deixe uma mensagem para os nossos leitores.

Andreza Ribeiro – Bom! A minha mensagem pode ser muito simples, mas é essa: Eu digo aos leitores e jovens que busquem os seus ideais, aquilo que vá lhe satisfazer. Participem dos projetos existentes na sua escola, pois eles irão lhe ajudar em alguma coisa. Como eu falei anteriormente, o Projeto Rádio Escola JP, me mostrou o que eu realmente quero ser. Pessoas negativas irão aparecer em seu caminho tentando lhe desanimar, mas seja persistente e vá até o fim. Aproveitem esse espaço (rádio escola), oficinas e outros que possam lhe direcionar a um horizonte profissional.   

Aos professores, digo para que sejam incentivadores. Estimulem seus alunos a conquistar seus objetivos, através de projetos que os auxiliem na sua formação e que são fontes de conhecimento.

Não sejam como alguns professores que nos desestimulam e que dizem que a Rádio Escola JP não dá futuro. 

Entrevista com o Prefeito de Macapá, Clécio Luis: "Rádio Escola JB... Rádio Escola JT".
Atuando como repórter na antiga Loja Maria Charmosa Modas.
Junta dos antigos colegas de trabalho: "Amizades verdadeiras."
Apresentado um dos Sarais da Sala de Leitura A Porta do Conhecimento, em 2014. 

Ao lado da inseparável amiga, Alexandra Nepomuceno, quando estrearam na Rádio Escola JP Web.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Campeões

COMO CHEGAR!

-referrer-when-downgrade">