CÂMERA DE ESTÚDIO

Equinócio no Amapá

Momento exato do Equinócio de Primavera - Foto: G1 Amapá


“Vem ver o sol cruzar a Linha do Equador, que corta a Terra no que setembro derramar, seus dias e noites iguais em minutos e calor”, assim descreve Amadeu Cavalcante, artista genuinamente amapaense, em uma de suas canções do CD Equinócio, este fenômeno que é titulo do seu mais recente Disco.



O Equinócio é um fenômeno natural no qual o Sol cruza a Linha do Equador passando de um hemisfério a outro, tornando os dias e noites iguais, ocorrendo nos meses de março e setembro definindo as mudanças de estações do ano.
Monumento Marco Zero do Equador - A Esquerda o Hemisfério Sul e a direita o Hemisfério Norte.


No Amapá, no mês de março denominamos Equinócio das Águas devido ocorrerem no período de inverno, mês bastante chuvoso, o que impossibilita a apreciação do fenômeno. No mês de setembro é conhecido como Equinócio de Primavera, este podendo ser deslumbrado no Monumento do Marco Zero do Equador, pois o período é de sol constante.

Durante os equinócios, são realizadas atividades culturais, gastronômicas e de astronomia no período de sete dias, atraindo turistas de varias partes do Brasil e do mundo, além é claro dos próprios moradores locais.


Cantor Amadeu Cavalcante e o CD Equinócio - Imagem: amazoniabrasil.loja2.com.br



Este ano, o Equinócio de Primavera ocorrerá no dia 22 de setembro, as 14h21min., podendo ser observado no obelisco do Marco Zero do Equador. 

Muitos habitantes do Amapá, em particular os do Municípios de Macapá e Santana cruzam diariamente os hemisférios Norte e Sul com intuito de trabalhar e desenvolver outras atividades do cotidiano.

Por estar localizado na Linha Imaginaria do Equador o Monumento do Marco Zero é um dos pontos turísticos mais visitado do Estado do Amapá.

 
Por: Aluno Matheus Marques - Rádio Escola JP

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Campeões

COMO CHEGAR!

-referrer-when-downgrade">