CÂMERA DE ESTÚDIO

Pré- Enem superação JP - Sua opotunidade de ser nota 1.000 no Enem 2016

 
Na tarde do dia 10 de maio de 2016, as  alunas Brenda Santana e Paulina Braga, da Rádio Escola JP, entrevistaram  a Professora Deise Cristina do Vale, da Escola Estadual José do Patrocínio e Coordenadora do Pré Enem Superação JP.  
A entrevista teve como foco o Pré- Enem e o Enem 2016. 

Rádio Escola JP: Qual a importância do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para o aluno?

Professora Deise: Eu costumo dizer que o Enem tornou-se a porta de entrada para que todos os alunos das escolas públicas tenham acesso ao ensino superior.
Hoje, se o aluno vier cursar uma faculdade, seja ela pública ou privada, a porta de entrada é o Enem, pois ele é o caminho mais curto para o ingresso nas instituições de ensino superior e é bem melhor do que enfrentar os antigos vestibulares.

Rádio Escola JP: Quando acaba as inscrições do Enem e qual o período mais propício para os alunos fazerem a inscrição?

Professora Deise: O período de inscrição começou  no último dia 09 de maio, às 10:00h e vai até o dia 20 de maio, às 23:00h. Eu sempre digo para os alunos que façam a sua inscrição no início.
Esse ano, o MEC espera 8 milhões de pessoas (brasileiros) inscritas, então vai ter um momento em que o site vai estar saturado para as inscrições gratuitas. Possa que muitos alunos das escolas públicas tenham que acabar pagando a taxa de inscrição, por isso, o melhor é se inscrever na primeira semana.

Rádio Escola JP: Fale um pouco do grupo de estudos que a senhora acaba de criar.

Professora Deise: O grupo de estudos  surgiu porque eu percebi certas dificuldades dos alunos e só o Pré Enem não poderia suprir essas dificuldades. Nós temos alunos muitos bons que querem fazer medicina, engenharia, etc. Porém, não conseguem pagar um cursinho.
O grupo de estudos vai funcionar pela manhã, em três dias da semana, onde virão alguns professores e ex-alunos de matérias especificas para dar aulas aos cursistas.
Logo de início serão alguns alunos selecionados, mas será ofertado vagas para outros interessados em participar.  

Rádio Escola JP: Sobre o Pré- Enem Escola, qual a finalidade deste trabalho?

Professora Deise: O Pré- Enem surgiu aqui no José do Patrocínio em 2015, porque víamos as dificuldades de nossos alunos do Ensino Médio que estavam prestes a fazer o Enem. Eu vim aqui, dei algumas aulas e apliquei simulados para 20 alunos. Depois passei a vir aos sábados, junto  com o professor Janaelson que foi parceiro.
A finalidade é oportunizar os nossos alunos que queiram ser "alunos nota 1.000". 
Rádio Escola JP: Que recadinho a senhora deixa para aqueles alunos desinteressados?

Professora Deise: Eu espero que eles não se arrependam tarde demais, porque temos que aproveitar as oportunidades, pois de uma hora para outra o Enem pode acabar, assim como ele começou.
O aluno de hoje sai do Ensino Médio achando que só com ele as portas para o mercado de trabalho irão se abrir, e sabemos que  isso não é verdade. Ou você encara o Enem como forma de mudar de vida, ou você será passado para trás.
Rádio Escola JP: Sabemos que alguns alunos ficam nervosos e não conseguem fazer as provas. Quais dicas a senhora deixa para esses alunos?

Professora Deise: A prova não é difícil e sim cansativa.
A dica é que os alunos descansem nos dois dias de provas, se alimentem bem, tentem relaxar por mais que seja  difícil, pois no segundo dia é mais puxado, já que  tem as matérias de "peso maior" que são matemática e  Redação.

    

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Campeões

COMO CHEGAR!

-referrer-when-downgrade">