DEDICAÇÃO E INCLUSÃO: ALUNOS DO A.E.E. PARTICIPARAM DO SIMULADO SAEB NA ESCOLA JOSÉ DO PATROCÍNIO

Professora Rosa Malene Virgolino Nunes Ferreira - AEE


A Escola José do Patrocínio reafirma, mais uma vez, seu compromisso com uma educação que acolhe e promove o desenvolvimento de todos os alunos. Nesta edição do Simulado SEED-AP - SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) - dia 10/09, o destaque foi a participação dos estudantes do A.E.E. (Atendimento Educacional Especializado), que puderam vivenciar a aplicação da prova em um ambiente preparado e adaptado às suas necessidades.

Professora Keila do socorro da Silva assunção - AEE

O A.E.E. é um serviço fundamental no contexto escolar, voltado para oferecer apoio pedagógico a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. Sua função não é substituir as atividades da sala regular, mas complementar e suplementar a aprendizagem, garantindo que cada estudante tenha acesso às mesmas oportunidades de crescimento acadêmico e social. Na Escola José do Patrocínio, o A.E.E. atua como um espaço de inclusão, onde os alunos recebem suporte personalizado, recursos adaptados e metodologias específicas que os ajudam a superar suas limitações e desenvolver suas potencialidades.

Professora Maria José - AEE

O simulado da prova do SAEB para esses alunos foi realizada na sala do A.E.E., espaço equipado com todo o aparato necessário para atender suas demandas específicas. As provas tiveram duração de 2 horas para todos os alunos do ensino regular e 3 horas para os alunos do A.E.E., assegurando o tempo adicional de 1 hora em razão de suas limitações intelectuais, conforme garantido pelas diretrizes de acessibilidade. Dependendo do grau de necessidade, algumas provas foram lidas em voz alta, outras interpretadas e explicadas, de modo que cada aluno tivesse condições adequadas para compreender e responder às questões.


As professoras responsáveis pelo A.E.E. destacaram que as provas precisam ser adaptadas à realidade dos alunos atendidos, respeitando suas limitações e potencialidades. Essa adaptação não significa reduzir o nível da avaliação, mas sim oferecer condições justas para que cada estudante possa demonstrar seus conhecimentos de acordo com suas capacidades. Provas lidas, questões interpretadas e tempo estendido são exemplos de recursos que garantem a efetiva inclusão e o direito de todos à aprendizagem.

"A educação deve ser praticada de forma inclusiva, reconhecendo e entendendo o outro, descobrindo o potencial e desenvolvendo habilidades extraordinárias de cada aluno.

Rosa Malene Virgolino Nunes Ferreira - Professora do A.E.E.


Todo esse processo contou com a dedicação e competência das professoras: Rosa Malene Virgolino Nunes Ferreira, Maria José e Keila do socorro da Silva assunção, que aplicaram a prova. Elas organizaram os alunos, ofereceram as orientações necessárias e garantiram que todos se sentissem seguros e motivados para realizar a avaliação.



O empenho dos alunos também merece destaque. Com seriedade e dedicação, eles participaram ativamente, mostrando esforço e disciplina em cada etapa da prova. Essa vivência proporcionou não apenas um momento de avaliação, mas também uma oportunidade de aprendizado e de fortalecimento da autoconfiança dos estudantes.



O resultado desse trabalho é fruto de um esforço coletivo, que envolve professores do A.E.E., docentes do ensino regular, pedagogos e a gestão escolar. A Escola José do Patrocínio entende que inclusão se faz com prática, planejamento e compromisso — e a participação dos alunos do A.E.E. no SAEB é a prova concreta de que quando há união e dedicação, todos podem avançar juntos em direção a uma educação mais justa e igualitária.


AGRADECIMENTO!

A Rádio Escola JP WEB agradece a colaboração da professora Rosa Malene, pela revisão no texto e dicas para melhor a postagem em questão.


MAIS FOTOS:
















Comentários

Postagens Mais Visitadas

Campeões

CÂMERA DE ESTÚDIO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage