SENSIBILIZAR É CONHECER, É CONVIVER E APRENDER.
SENSIBILIZAR É CONHECER, É CONVIVER E APRENDER.
AUTISMO: O termo Autismo foi criado em 1908 pelo psiquiatra suíço Eugen Bleuler para descrever a fuga da realidade para um mundo interior observado em pacientes esquizofrênicos. De 1943 a 2022, é notável a evolução nas pesquisas, a busca por respostas, conhecer os indivíduos e as características peculiares, seus direitos e suas conquistas e as campanhas contínuas de sensibilização.
Em 2007:A ONU instituiu o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo para chamar atenção da população em geral para a importância de conhecer e tratar o transtorno, que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo todo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Em 2018, o 2 de abril passa a fazer parte do calendário brasileiro oficial como Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo.O mês de abril é dedicado e a referência à Campanha de Conscientização ao Autismo.
![]() |
INTERAÇÃO DE CONHECIMENTOS |
E Durante a Semana de Conscientização ao Autismo aconteceram ações educativas na Escola Estadual José do Patrocínio, reunindo alunos e professores e equipes colaborativas em atividades específicas nas turmas nas quais estão presentes alunos autistas, objetivando a sensibilização no ambiente da sala de aula, ao respeito na convivência,a efetivação foram integradas de maneira interdisciplinar e em parceria com a Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) de acordo com o Projeto “ A Inclusão acontece quando…se aprende com as diferenças e não com as desigualdades” na elaboração das Professoras Keisiane de Souza e Rosa Malene. Durante as aulas foram realizadas “as atividades de sensibilização nas turmas 7º ano B e 8º ano D, com a metodologia aplicada com o uso da ludicidade através das atividades “ Teia de obstáculos,quebra-cabeça, blocos lógicos, tangran, chute ao gol, vareta, entre outros, houve também o diálogo através da roda de conversa e folder explicativo para orientar o público estudantil”
“Estimulação, socialização,atividades adaptadas são palavras chaves das profissionais da Educação que atuam nas ações pedagógicas com seus alunos e alunas do AEE na Escola José do Patrocínio”
Durante a entrevista e consultoria junto às Professoras Keisiane de Souza e Rosa Malene, também disponibilizaram para a produção desta matéria o Projeto que rege as propostas pedagógicas 2024 que englobam o público estudantil nas diversas áreas de atendimentos conforme as necessidades e peculiaridades dos alunos atendidos neste segmento escolar. Este momento de interação dos conhecimentos entre os ambientes e profissionais da Rádio Escola JP Web e Sala do AEE contribuiu e fundamentou a produção de conteúdos sobre a temática semanal abordada com o título ”Sensibilizar é conhecer, é conviver e aprender" durante a Semana de Conscientização do Autismo.
Na participação da Entrevistada Camila Mariane,relatou a sua vivência como Mãe e ativista na sensibilização e ações em busca da qualidade de vida, nas relações sociais e no avanço nas políticas públicas para melhor atender as pessoas autistas nas suas diversidades seja como Mãe Atípica e acadêmica das áreas específicas sobre o transtorno do espectro autista (TEA)
“ A pessoa autista precisa cada vez está inserida e compreendida e para isso a sociedade precisa conhecer, estudar e respeitar, para serem incluídas de forma real no dia a dia…e que sejam todos os dias de busca de avanços verdadeiros com empatia e refletir que nas suas diferenças é possível incluir e ter uma melhor qualidade de vida para as pessoas autistas” Camila Mariane - Mãe Ativista e Acadêmica de Psicologia.
E a Rádio Escola JP Web como espaço interativo de conhecimentos de aprendizagens na difusão dos conteúdos interdisciplinares e de acordo com as pautas semanais e com suas equipes de produções colaborativas e através dos programas da grade de programação realizaram com grande êxito a Semana de Conscientização sobre o Autismo através das transmissões nas redes sociais do Projeto Rádio e durante o intervalo escolar denominado Hora do Recreio com a participação dos alunas e alunos
![]() |
TRANSMISSÂO WEB PROFESSORA MARLENE ROSÁRIO E PROFESSOR MARCONDES OLIVEIRA |
E entre as temáticas abordadas tivemos os símbolos que identificam o Autismo.
Quebra Cabeça: Representa a complexidade do Autismo, as cores diferentes representam a diversidade (ou neurodiversidade) de pessoas e famílias que convivem com o transtorno.
REFERÊNCIAS Precisamos falar sobre abril, o mês da conscientização do autismo! https://youtu.be/ysfdAJu4BME?si=A_ukp1ELhq2uUnvQ Cartilha: AUTISMO UMA REALIDADE (1).pdf https://autismoerealidade.org.br/convivendo-com-o-tea/cartilhas/cartilha-autismo-uma-realidade/ Dia Mundial da Conscientização do Autismo – Educação Inclusiva https://www.crede19.seduc.ce.gov.br/2024/04/02/dia-mundial-da-conscientizacao-do-autismo-educacao-inclusiva Convivendo com o TEA CARTILHAS https://autismoerealidade.org.br/convivendo-com-o-tea/cartilhas/ O que é o Autismo? MARCOS HISTÓRICOS
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!