Interpretando a Cultura Amapaense
A Professora Maíse de Oliveira (História) da
Escola José do Patrocínio iniciou o Projeto Interpretando a Cultura Amapaense com os alunos de 8.º e 9.º ano do Ensino Fundamental II, que tem como objetivo
o conhecimento e o resgate da nossa identidade cultural por meio de atividades
lúdicas em parceria com professores das Disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Geografia.
Atualmente é Professora da Disciplina Estudos Amazônicos e segundo
ela, a necessidade de realizar esse tipo de atividade que, além de fazer parte dos conteúdos programáticos da Área, também se dá por conta da
desvalorização cultural pelos próprios alunos que, em sua
maioria, preferem adotar a cultura de outras regiões do Brasil, principalmente do Sudeste, fazendo com que pouco se conheça sobre as nossas riquezas culturais e a nossa história.
O tema central da primeira etapa do Projeto foi os povos indígenas
Wãipi e Kunani, que habitam a região do Estado do Amapá, onde os alunos
confeccionaram cartazes com urnas funerárias e utensílios utilizados por essas
duas Tribos por meio de pintura e colagem.
A Professora Maíse, além de Educadora, é Blogueira e possui uma
Página no Facebook chamado Garota da Selva, e promove minicursos de modas e
maquiagem com alunos das escolas onde atua.
Ouça o áudio sobre o Projeto e veja algumas fotos dos
trabalhos produzidos pelos alunos sobre as Tribos Indígenas Waiãpi e
Kunani.
Fotos: Professor Marcondes Oliveira
![]() |
Professor José Pandilha (Artes) preparando as tintas para os alunos darem vida as obras de artes. |
![]() |
Tintas usadas na pintura dos desenhos relembram os métodos que os indígenas utilizam para pintura corporal, utensílios do cotidiano e outros. |
![]() |
As tintas representam as cores extraídas de plantas como o urucu e o jenipapo utilizadas pelos indígenas. |
![]() |
Desenho de uma urna funerária da Tribo Kunani. |
![]() |
Desenho de urna funerária Waiãpi. |
![]() |
Desenhos em papel A4 produzidos e pintados pelos alunos. |
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!