Projetos Amazônicos
![]() |
Alunos do 3.º Ano, do Ensino Médio apresentando projetos realizados na Região Amazônica do Brasil. |
Seminário
No
período de 22 a 30 de agosto, aconteceu o ciclo de seminário realizado pelo
Professor Lusinaldo (Geografia) sob a temática geral Os Grandes Projetos Executados na Amazônia, no qual, os alunos do 3.º Ano do Ensino Médio, divididos em grupos,
apresentaram projetos de ocupação executados na Amazônia desde a década de 1980
como, os Projetos Sivam, Transamazônica, Carajás e Calha Norte.
![]() |
Professor Lusinaldo: "Eu fico muito emocionado de ver o potencial que o nosso aluno tem em desenvolver a sua criaticidade, sua criatividade, o seu poder de argumentação” |
O objetivo
do Seminário foi fazer com que os alunos conhecessem e refletissem sobre o
papel desses projetos na Região Norte do Brasil, para que eles percebessem que “este
olhar” de investimento na Amazônia Brasileira, na verdade, foram planos que
levaram grandes investimentos públicos, mas que não foram bem sucedidos em
muitos aspectos.
![]() |
Material didático utilizado pelos alunos durante a apresentação dos trabalhos. |
O seminário
foi uma atividade avaliativa para os alunos do 3.º ano, Ensino Médio, devidamente
planejada, e que foi aberto para o público em geral.
Para
o Professor Lusinaldo, o resultado final foi bastante positivo, os grupos se
empenharam e apresentaram trabalhos de qualidade, utilizando vários recursos
pedagógicos em suas apresentações.
![]() |
Vídeos foram utilizados como estratégia de apresentação. |
“É muito difícil a gente, na escola pública,
do jeito que está precarizada, conseguir mobilizar os alunos a desenvolver um
trabalho desse tipo, e eu fico muito emocionado de ver o potencial que o nosso
aluno tem em desenvolver a sua criticidade, sua criatividade, o seu poder de
argumentação”, explicitou o Professor Lusinaldo.
![]() |
Banner de divulgação do seminário. |
Para
o a Aluno Vinícius, da Turma 323, esse tipo de trabalho veio a contribuir com os
seus conhecimentos, além de prepará-lo para a entrada na vida acadêmica que
vem por aí.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!